Páginas

sábado, 24 de setembro de 2011

Lealdade cresce na preferencia após filiação ao pt


O empresário Ricardo Lealdade cresce na preferencia após filiação ao pt, uma vez que o partido detem uma infinita quantidade de adebitos.

Lealdade esta no caminho certo, com o apoio do deputado federal Rui Costa, do presidente da assembléia legislativa Marcelo Nilo, do governador Jacques Wagner e do diretório nacional do pt.

Chega de jaguaquara sem representatividade junto ao governo, precisamos estar ao lado do poder para assim conseguirmos trazer beneficios para a comunidade.

O entroncamento em foco em conversa com lealdade, ouviu do pré candidato que seu governo será da moralidade e da distribuição com responsabilidade das arrecadações, no entroncamento, comentamos que as administrações até o momento nunca divulgaram quanto arrecadam de impostos e do fpm, no entanto sabemos que a arrecadação é bem maior que os que é gasto.

Lealdade afirmou que dará ao entroncamento o que lhe é de direito, se a arrecadação for de 800.000, repassará 800.000, e que o entroncamento não pode viver de esmolas.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

entrevista de fernandinho à itiruçú fm

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

FERNANDINHO FALA DE UNIÃO POPULAR PELA EMANCIPAÇÃO DO ENTRONCAMENTO DE JAGUAQUARA
Foto: Roberto Britto entrevistando Fernandinho.
Programa Giro Total da Itiruçu FM é apresentado por Ed Santos( editor deste Blog) e Roberto Britto (Foto)

O Entroncamento de Jaguaquara (há 10 KM de Jaguaquara e de Itiruçu respectivamente) que é conhecido como distrito Stela Dubois pertencente a Jaguaquara, cortado pelas BRs 116 e 420 alem da BA 250 e que conta com um comercio desenvolvido basicamente nas casas de peças automotivas alem de postos de gasolina, contando com uma população de quase 15 mil habitantes e gerando cerca de 800 mil reais em verbas para Jaguaquara, vem a anos com luta por sua emancipação.
Dado a esta questão Fernando D'midio um Jovem que nasceu e é morador ha 43 anos do local, veio até o programa Giro Total desta quarta (21) para pedir união a população daquele distrito em torno do projeto emancipador que é almejado por aquela população.
Segundo Fernando mais conhecido como Fernandinho, no ultimo domingo(18) uma reunião realizada pela Comissão de Emancipação criada deste de 2005 acabou em mal estar devido a posições qualificadas como "pessoais" por parte de alguns membros que após a renuncia do presidente. Na ocasião Fernandinho tentou ingressar na comissão sem sucesso. Segundo ele o mal estar chegou a tal ponto que até pediram sua retirada do local, posição que segundo ele foi acatada pelo mesmo, assim como por um grupo de pessoas que ali estavam. Revoltado com a atitude ele cogitou criar uma nova comissão popular, o que não foi permitido por lei, uma vez que ja havia uma comissão registrada no Distrito Jaguaquarense desejoso de Liberdade.
Fernando D'midio que a anos vem lutado de forma independente pela emancipação da sua comunidade, agora segundo ele após baixar os ânimos recebeu convite para ingressar na Comissão existente afim de somar esforços pela emancipação. Ele disse que pretende unir esforços com todo para restaurar e fortalecer de forma transparente a Comissão. Denuncias diversas fizeram com que críticos falassem de tal Comissão que estava desorganizada, sem representatividade e que até mesmo o ex-presidente não tinha conhecimento do regimento interno. Isto por que nunca lhes deram tal regimento.

ENTRONCAMENTO: MORADOR RECLAMA DA PRECARIEDADE NA COLETA DE LIXO escrito em quarta 23 fevereiro 2011 20:09

A denúncia foi ao ar no programa BA-TV

Um morador da Avenida Otaviano da Hora, no Entroncamento de Jaguaquara, o comerciante Ivan Lima Guimarães, em recente entrevista concedida a repórter Eveline Mota da TV Sudoeste, afiliada a Rede Globo, reclamou da coleta de lixo. Segundo ele, os sacos de lixo que são acondicionados pelos moradores em frente às suas casas, são recolhidos, mas, deixados por muito tempo amontoados nas extremidades da rua até que o caminhão faça a coleta. Além do desconforto com a exposição do lixo ensacado por mais de cinco horas no local, cachorros também acabam rasgando os sacos e espalhando os detritos. A má conservação dos veículos que fazem a coleta também foi questionada por Ivan, que revelou para a repórter que o lixo cai nas ruas com o veículo em movimento. Com a palavra, a Prefeitura Municipal de Jaguaquara.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Senador defende emancipação de novos municípios

Está comprovado que os países mais desenvolvidos, principalmente os europeus, têm como uma de suas características, e provavelmente, o segredo para sucesso econômico, o elevado número de municípios. Basta ver o exemplo dos Estados Unidos que tem uma população de 300.007.997 habitantes e 87.525 municípios.

A França com uma população bem inferior que o Brasil tem mais de 36 mil municípios. Na Itália que também tem uma população inferior ao país brasileiro, existem 8.101 municípios. O Brasil com toda a sua expansão territorial, e uma população de 182 milhões de pessoas, só conta com 5.562 municípios. E estacionou nesse número. A diferença é que todos os países que optaram pela municipalidade têm uma renda per capita e IDH – Índice de Desenvolvimento Humano acima dos brasileiros.

Diante dessa constatação, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) não tem dúvida que o caminho para o Brasil se transformar de vez numa nação mais desenvolvida é investir na emancipação dos novos municípios. Vital do Rêgo lembrou que hoje a Paraíba, com inegável importância na economia regional só tem apenas 223 municípios. O senador paraibano que tem lutado por investimentos para todos os setores do Estado, assim como se comprometido em defender as ações que recoloquem o estado no caminho do desenvolvimento, acredita que a criação de novos municípios poderá ser um passo importante para muitos distritos conquistarem a independência. As vantagens segundo o senador peemedebista são muitas. Os novos municípios conforme justificou o senador, poderiam firmar parcerias com o Governo Federal e com órgãos internacionais; passar a ter uma receita própria tendo como principal fonte a Fundo Municipal do Município, entre outros convênios.

O assunto conforme lembrou Vital do Rêgo, já voltou a ser debatido no Congresso Nacional. Um dos Projetos de Lei Complementar 416/2008, já aprovado pelo Senado, devolve aos Estados a prerrogativa de emancipar distritos. Atualmente, tramitam no Congresso 19 propostas de lei complementar versando sobre a criação de novos municípios, mas todas foram incorporadas à de nº 416/2008.

Levantamento da Confederação Nacional de Municípios revela que existem 806 pedidos de distritos nas assembléias legislativas de todo país esperando a lei federal que regulamentará a Emenda Constitucional que trata do assunto. Caso todos eles conquistem a emancipação e se transformem em cidades, o Brasil passará a contar com 6.370 municípios. Na Paraíba dezenas de distritos sonham em virar cidade. Somente em Campina Grande são três distritos: São José da Mata que luta desde a década de 90 pela emancipação; Galante e Catolé de Boa Vista.

Mas todos se encontram parados porque as Casas Legislativas estaduais estão impedidas de legislar sobre essa matéria até que o Congresso aprove uma lei complementar definindo os critérios. O clima na Câmara Federal, hoje, é pela aprovação da Lei Complementar, mas mediante algumas exigências. Os parlamentares defendem que o distrito para se emancipar teria que ter uma população mínima de 5 mil pessoas nas regiões Norte e Centro Oeste, 7 mil pessoas no Nordeste e 10 mil no Sul e no Sudeste.

Além disso, haveria também um plebiscito para que a população do distrito responda se deseja ou não a emancipação.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Campanha começa apenas na web; rádio e tv a partir de 11 de novembro. Foram escolhidos os úmeros 55 para 'SIM' e 77 para 'NÃO'

As propagandas das frentes pró e contra a emancipação de Carajás e Tapajós estão autorizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a partir desta terça-feira (13). As campanhas poderão ser veiculadas apenas na internet. A propaganda gratuita no rádio e na televisão será transmitida apenas no Pará a partir de 11 de novembro.
As propagandas feitas por sistemas de som poderão ser veiculadas até 10 de dezembro. A distribuição de panfletos, realização de caminhadas, carreatas e passeatas só poderão ser feitas até as 22h do mesmo dia 10.
O pleito será realizado em 11 de dezembro deste ano, com eleitores do Pará, de acordo com as resoluções 23.342 e 23.343, publicadas no Diário de Justiça Eletrônico (DJE).
A votação será feita nas seções eleitorais das 8h às 17h e a apuração do resultado será iniciada após a conclusão do pleito, de acordo com os moldes das eleições tradicionais. As urnas que serão usadas no pleito serão lacradas a partir do dia 23 de novembro.
Quanto ao eleitor, o TSE informou que os moradores sem título de eleitor tiveram até domingo (11) para fazer o requerimento do documento. O mesmo prazo também valeu para o eleitor que precisou transferir o domicílio eleitoral.
O eleitor deverá decidir por uma das três frentes, duas pela emancipação de Tapajós e de Carajás e outra pela manutenção do estado do Pará.
O TSE definiu, em julho deste ano, as perguntas do plebiscito sobre o desmembramento do Pará. Segundo o tribunal, os eleitores deverão responder a duas perguntas: “Você é a favor da divisão do estado do Pará para a criação do estado do Carajás?” e “Você é a favor da divisão do estado do Pará para a criação do estado do Tapajós?”.
Foram definidos os números 55 para o "não" e 77 para o "sim".
O juiz eleitoral Rubens Leão, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA), disse que o resultado do plebiscito deverá ser divulgado no mesmo dia 11 de dezembro. "Queremos divulgar o resultado em até quatro horas após o término da votação. Será como apuração de 2º turno para presidente e governador".
Com informações: G1
0 comentários

domingo, 11 de setembro de 2011

Presidente da Assembl�ia defende emancipa��o de Itabat� e Posto da Mata

Nilo: in�meros munic�pios n�o tem a popula��o de Itabat� nem de Posto da Mata.
Nilo: in�meros munic�pios n�o tem a popula��o de Itabat� nem de Posto da Mata.

O presidente da Assembléia Legislativa da Bahia, deputado Marcelo Nilo, defendeu a emancipação política dos distritos de Posto da Mata e Itabatã, pertencentes aos municípios de Nova Viçosa e Mucuri respectivamente, durante sua visita a correligionários da região, no último mês de abril.

"Posto da Mata e Itabatã tem toda a condição necessária para virarem municípios que irão dar qualidade de vida a população", disse ele.


Marcelo Nilo lembra que o grande número de localidades se tornando municípios fez com que fosse tirado dos legislativos estaduais a autonomia de emancipar seus distritos, portanto há muitos anos já não se cria um município novo na Bahia e no Brasil tendo em vista uma medida legislativa que tramita no Congresso Nacional.

Segundo ele, isso acaba prejudicando distritos que tem potencial bastante para virar municípios e se desenvolverem, citando como exemplos os casos de Posto da Mata, em Nova Viçosa e Itabatã, em Mucuri. “Existem inúmeros municípios na Bahia que não tem a população de Itabatã nem de Posto da Mata. Tem município na Bahia que tem 4 mil habitantes e não arrecada nada, pelo contrário, causa prejuízo para o estado e para a união aquela cidade ter câmara de vereadores, ter prefeito, ter cartório”, afirmou Nilo.


Posto da Mata fica na margem da BR-418, também é cortado pela BR101 e fica a aproximadamente 70 KM da sede de Nova Viçosa. A população já ultrapassa os 25 mil habitantes e há emprego para todos.


Itabatã também é cortado pela rodovia BR 101, sua população já ultrapassa os 20 mil habitantes e possui um forte e variado comércio, com grande oferta de empregos. A distância entre o distrito e a sede do município é de 40 KM.

No podcast, você pode ouvir o presidente da Assembléia Legislativa, Marcelo Nilo, falar sobre o assunto.

Deputado João Bonfim defende novas emancipações na Bahia.

João Bonfim

João Bonfim

Tramita na Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia Legislativa do Estado da Bahia o Projeto de Lei Complementar n.º 100/2011, de autoria do deputado João Bonfim (PDT), com o objetivo de estabelecer normas e critérios aos trabalhos de criação, incorporação, desmembramento e fusão de municípios, regulamentando os requisitos mínimos relativos à população, eleitorado, número de domicílios e renda, conforme dispõe o art. 54 da Constituição Estadual, cuja iniciativa dará ao Estado da Bahia o amparo legal para viabilizar os processos de emancipações municipais. Trata-se de prerrogativa típica das Assembleias Legislativas Estaduais, porém reprimida desde a vigência da Emenda Constitucional n.º 15, de 1996, que deu nova redação ao §4º do Art. 18 da Constituição Federal, estabelecendo espaço temporal dependente de Lei Complementar Federal, que ainda não foi deliberada pelo Congresso Nacional. Desse modo, mediante perspectiva de abertura desse espaço temporal, que virá o PLC n.º 100/2011 do Deputado João Bonfim se adianta na preparação da Assembleia Legislativa da Bahia para a competência de legiferar sobre as emancipações, em atendimento ao justo anseio de autonomia administrativa da população de distritos e povoados que realmente reúnem as condições basilares para esse fim. Para o deputado as emancipações constituem uma das principais formas de desenvolvimento de distritos e povoados, pois elas contribuem fortemente para o planejamento urbano, organização social e econômica e a efetiva gestão pública nessas comunidades. “Nosso desejo é que essas leis complementares sejam aprovados com a mais possível brevidade para permitir o progresso dessas regiões”.

Edição:Folhadovale.Net

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

deputado joão bonfim cria lei 100/2011 adiantando os distritos a encaminhar seus pedidos de emancipação

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR VIABILIZARÁ EMANCIPAÇÕES
sábado - 23/07/2011

Tramita na Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia Legislativa do Estado da Bahia o Projeto de Lei Complementar n.º 100/2011, de autoria do Deputado João Bonfim, com o objetivo de estabelecer normas e critérios aos trabalhos de criação, incorporação, desmembramento e fusão de municípios, regulamentando os requisitos mínimos relativos à população, eleitorado, número de domicílios e renda, conforme dispõe o art. 54 da Constituição Estadual, cuja iniciativa dará ao Estado da Bahia o amparo legal para viabilizar os processos de emancipações municipais.

Trata-se de prerrogativa típica das Assembléias Legislativas Estaduais, porém reprimida desde a vigência da Emenda Constitucional n.º 15, de 1996, que deu nova redação ao §4º do Art. 18 da Constituição Federal, estabelecendo espaço temporal dependente de Lei Complementar Federal, que ainda não foi deliberada pelo Congresso Nacional. Desse modo, mediante perspectiva de abertura desse espaço temporal, que virá, o PLC n.º 100/2011 do Deputado João Bonfim se adianta na preparação da Assembléia Legislativa da Bahia para a competência de legiferar sobre as emancipações, em atendimento ao justo anseio de autonomia administrativa da população de distritos e povoados que realmente reúnem as condições basilares para esse fim.

Para o deputado João Bonfim as emancipações constituem uma das principais formas de desenvolvimento de distritos e povoados, pois elas contribuem fortemente para o planejamento urbano, organização social e econômica e a efetiva gestão pública nessas comunidades. “Nosso desejo é que essas leis complementares sejam aprovados com a mais possível brevidade para permitir o progresso dessas regiões”. Conclui o deputado.

no próximo encontro estaremos presentes ENTRONCAMENTO

Comissão de Negócios Municipais realizará audiência pública para discutir a criação de novos municípios em PE
quarta-feira - 01/06/2011

O deputado estadual Odacy Amorim, do PSB/PE, que preside a Comissão de Negócios Municipais da Assembléia Legislativa de Pernambuco (Alepe), recebeu na manhã desta terça-feira (31) representantes dos movimentos municipalistas do Estado, além de Bahia e Maranhão. O encontro, a principio seria uma audiência com o deputado solicitada pelo movimento na região do Araripe, mas vieram outras comitivas e a reunião se transferiu do gabinete de Odacy para uma das salas da Escola do Legislativo. Como balanço do encontro, ficou acertado a realização de uma audiência pública no âmbito da Comissão de Negócios Municipais para discutir e acelerar o processo das emancipações em Pernambuco. Tramita atualmente na Alepe, mais de 20 projetos de lei solicitando a emancipação de distritos no Estado. Odacy, que tem declarado apoio ao movimento emancipalista, disse que a discussão será feita com segurança para não frustrar os sonhos de muitas das comunidades que buscam a autonomia administrativa.

Conforme o deputado, a data da audiência pública será marcada após a volta da Comissão de Brasília que estará na Capital Federal entre os dias 15 e 16 deste mês, quando haverá um grande encontro com todas as Assembléias Legislativas do país para se discutir os desmembramentos de municípios. Há mais de 15 anos que não acontece emancipação política no Brasil. “O Congresso está omisso e toda a sobrecarga dessa questão tem caído nos ombros das lideranças dessas localidades e dos Estados. Fui vice-prefeito e depois Prefeito de Petrolina e iniciei uma luta em Rajada que acabou não evoluindo devido a essa falta de definição em Brasília”, lembrou Odacy.

O deputado aproveitará o encontro na capital do país, que reunirá também os movimentos pro - emancipação nos Estados, para ter um encontro com os presidentes da Câmara dos Deputados, deputado Marco Maia (PT)e do Senado, senador José Sarney (PMDB) e já convidou as Assembléias Legislativas de todo o Nordeste para irem junto com ele a essa audiência. “Vamos solicitar uma definição no Congresso da PEC 023 que regulamenta a criação dos novos municípios no país. A emancipação permite a evolução das comunidades e melhora a qualidade de vida da população”, revelou o deputado. Para o presidente do Movimento pela Emancipação de Novos Municípios do Maranhão, Augusto César (que também é uma liderança nacional do movimento), criar municípios é a melhor distribuição de renda que possa existir no Brasil.

“No Maranhão em 15 dias a Assembléia resolveu um impasse de 16 anos e autorizou os plebiscitos dos distritos que atendiam os critérios para a emancipação e isso só ocorreu devido à pressão popular, por isso vamos com todos os representantes do nosso movimento à Brasília para pressionar a definição no Congresso Nacional”, assinalou. No encontro estiveram presentes representantes das comissões de emancipação dos distritos de Serrolândia (Ipubi), Nascente (Araripina), Barra de São Pedro (Ouricuri), Caraibeira (Tacaratu) e Izacolândia (Petrolina). Além dos distritos de Santana do Sobrado (Casa Nova/BA) e do Coque (Vitória do Mearim/MA). A reunião contou também com a presença dos deputados Adalberto Cavalcante, do PHS; Isabel Cristina, do PT, Ângelo Ferreira, do PSB e Rodrigo Noves, do PTC e vice-presidente da Comissão de Negócios Municipais da Alepe.

movimentos de emancipação crescem pelo brasil

Maranhenses protestam em Brasília por criação de novos municípios

Manifestantes trouxeram faixas e bandeiras representando suas cidades

Brasília - Fiquei impressionado hoje pela manhã em Brasília quando me dirigia ao Congresso Nacional. Mais de 2 mil manifestantes, vindo de vários municípios do Estado, faziam um protesto com objetivo de pressionar a Câmara a voltar para as Assembleias o poder de criação de municípios.

Eram pessoas humildes sonhando com dias melhores. Representavam 46 povoados que almejam a emancipação. Alguns viajaram dois dias para chegar à Capital Federal. Vieram em cerca de 50 ônibus. Parte dessa conta foi paga pelos próprios prefeitos de onde surgirão essas cidades. O movimento é tão organizado que eles estavam vestidos com camisas e empunhavam as bandeiras dos seus municípios.

Muitos políticos apareceram para dar apoio. Passaram para conversar o senador João Alberto, os deputados federais Gastão Vieira (PMDB), Carlos Brandão (PSDB) e Ribamar Alves (PSB), os estaduais Roberto Costa (PMDB) e Zé Carlos da Caixa (PT), e até o juiz Roberto Veloso, presidente da Ajufer (Associação dos Juízes Federais da 1ª Região).

“Eu acho importante. O Maranhão é um Estado muito grande e, efetivamente, há poucos municípios. Há alguns povoados longe demais da sede”, disse Veloso, era saudado por um grupo que quer desmembrar o povoado Alto Brasil de Grajaú.

Carlos Brandão explicou que foi criada uma comissão especial da Câmara para discutir o assunto, mas ela não se reúne. Ele explicou que a Casa estuda a criação de critérios para a criação de uma nova cidade. Só após essa definição, a Casa deve devolver às Assembleias o poder de criação.

Moradores de Palestina, a ser deslocada de Anapurus, com Gastão

“Eu apresentei uma proposta para que não se crie município em período eleitoral. Estava uma bagunça danada e foi por isso que a Câmara chamou para si essa questão”, explicou o tucano.

De acordo com Gastão Vieira, “o movimento foi muito bom”. “A Câmara nunca assumiu essa tarefa. Há consciência que é papel das Assembleias criar municípios, mas tem-se de definir alguns critérios”, disse o deputado,lembrando que a primeira providência é definir o limite entre o município-mãe e o a ser criado.

Apesar de elogiarem a iniciativa, os próprios parlamentares desmonstraram desânimo com uma solução imediata para o caso. Após todo o trâmite no Congresso Nacional, o projeto criando um nova unidade no Estado, mesmo após aprovação das Assembleias Legislativas, ainda enfrentará um plebiscito envolvendo toda a população da cidade-mãe.

Veja quem está em Brasília querendo virar município:

Nazaré dos Brunos e Brejinho dos Cocais (Caxias), São Simão (Rosário), Moisés Reis (Codó), Ebenézia (Zé Doca), Jacaré do Maranhão (Penalva), Faísa e Cecilândia (Buriticupu), Palmares e Roberto Leite (Itapecuru), Ipuiru e Belém do Maranhão (Tuntum), Ipiranga e Santa Vitória (Barra do Corda), Novo Bacabal (Açailândia), Santo Onofre (Santa Luzia), Coque (Vitória do Mearim), Palestina (Anapurus), Maracanã (São Luís), Paiol do Centro (Parnarama), Queimadas (Santa Helena), Baixão Grande (São Domingos do Maranhão), Alto Brasil (Grajaú), Calumbi (Presidente Dutra), Coqueiro (São Bernardo), Auzilândia (Alto Alegre), Senador João Alberto (Bom Jardim), Santo Onofre (Santa Luzia do Tide), Barro Duro (Tutóia), além de Nova Conquista, Juçaral Mirim, Porto Santos, Cajazeiras, Cordeiro do Maranhão, Três Lagos e Quadro.


Representantes do Alto Brasil (Grajaú) param para tirar fotos com juiz federal Roberto Veloso

Vindos em 50 ônibus, manifestantes se espalharam pelo gramado em frente ao Congresso




quarta-feira, 7 de setembro de 2011

deputados se encontram em brasília para falarem sobre emancipação de distritos no brasil


Deputados discutem emancipação de municípios no País Imprimir Email

O deputado federal José Augusto Maia (PTB-PE) foi convidado para participar de uma audiência pública na Alepe. O convite partiu dos presidentes das comissões, de Constituição Legislação e Justiça, Raimundo Pimentel; e Negócios Municipais, Odacy Amorim. O petebista é presidente da Frente Parlamentar Mista para a Criação de Novos Municípios, criada recentemente em Brasília. No próximo mês, uma matéria deve ser encaminhada à Câmara sobre o assunto.

Segundo o deputado federal, sua ida a Alepe teve como principal objetivo, esclarecer aos presentes os critérios referentes à emancipação de novos Distritos, já discutidos entre o Governo Federal, Frente Parlamentar e movimentos emancipalistas dos Estados brasileiros. No seu pronunciamento, Maia forneceu um pacote de informações e subsídios para que as Assembleias antecipem a discussão de suas leis de emancipação dos Distritos pernambucanos, observando desde já os critérios já acordados em Brasília.

Além de vários representantes de movimentos municipalistas de Pernambuco, estiveram presentes na audiência, prefeitos, vereadores e deputados estaduais, que também se pronunciaram favoravelmente ao tema e elogiaram a iniciativa do deputado federal. Odacy Amorim e Raimundo Pimentel se comprometeram em não só lutar, mas desde já estudar e apresentar aos colegas as proposições de emancipação dos distritos de Pernambuco, já adequadas à nova legislação que será votada em Brasília, “agindo assim, nossos projetos não serão declarados inconstitucionais”, finalizou Pimentel.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

povoado do tatú comemora ínicio da canalização da agua que Ricardo Lealdade solicitou e Rui Costa conseguiu junto a embasa

Um sonho antigo dos moradores esta se tornando realidade graças ao empenho do grupo de Lealdade do entroncamento que pediu ao mesmo que solicitasse junto ao deputado federal Rui Costa, este anseio antigo dos moradores do tatú.


muitos politicos passaram e prometeram trazer esta agua, ficaram apenas nas promessas, nós não prometemos, estamos realizando juntamente com LEALDADE este sonho.


como podemos ver nas fotos a humilhação era muito grande por parte do poder público, agua sem tratamento para população e ainda o desrespeito de fazer fila de baldes para conseguir um misero balde de agua.

Como sabemos esta agua vem de um poço artesiano e no entroncamento os canais de agua são contaminados pelas fossas pois não temos rede de esgoto.

O prefeito ainda teve a cara de pau de falar que quem esta trazendo esta água é ele de um pedido feito em 2007, assim ele mostrou alguns papeis de um projeto que não deu certo!! vai enganar a quem?




O povo do tatú sabe quem conseguiu esta agua pois em suas mãos, estão documentos de Rui Costa, Ricardo Lealdade e o presidente da embasa assinando a ordem de serviço conseguida através do deputado federal Rui Costa.



A agua para o povoado do muntum já esta em processo de licitação, em breve estaremos comemorando a canalização da ´agua do muntum e talvez do bambú, vamos solicitar aos técnicos da embasa que canalizem agua para o muntum passando pelo bambu pois assim iremos
" matar dois coelhos com uma só cacetada".




a agua atualmente é distribuída através de um carro pipa e os moradores fazem fila com baldes para conseguir um balde de água.



sexta-feira, 2 de setembro de 2011

José Augusto Maia concede entrevista à TV Câmara e fala sobre emancipação de Distritos


O deputado federal José Augusto Maia concederá entrevista, nesta quarta-feira (17), ao programa “Palavra Aberta”, na TV Câmara. Na oportunidade ele falará sobre a Frente Parlamentar Nacional de Apoio a Criação de Novos Municípios, que foi lançada no último dia 08, no Congresso Nacional.

O programa será exibido em três horários, às sete da manhã, ao meio-dia e às sete da noite. Segundo o deputado federal, os dois últimos horários estão sujeitos a alteração, devido às votações que ocorrerão na Câmara Federal e que são transmitidas pela TV Câmara.

“Na entrevista falarei sobre a situação de distritos como, São Domingos (Brejo da Madre de Deus-PE) e Pão de Açúcar (Taquaritinga do Norte-PE) que são auto-suficientes, localidades de economia forte e que geram emprego e renda como poucos municípios do país”, disse José Augusto Maia.

Fonte: Sulanca News

senador jaime campos conhece a realidade dos distritos

Jaime defende que Assembléia volte a criar novos municípios

Gostou do conteúdo então divulgue

Marcos Lemos / Da Redação

O senador Jaime Campos (DEM), acompanhado pelo ex-deputado Jota Barreto (PR), esteve reunido com o primeiro-secretário da Assembléia Legislativa, deputado José Riva (PP) para discutir assuntos pertinentes aos municípios e o que pode ser feito para devolver à Assembléia Legislativa as prerrogativas de emancipação de novos municípios.

Ex-prefeitos, Jaime Campos por três mandatos em Várzea Grande e Riva por um mandato em Juara, conhecem a dura realidade dos municípios e a importância de se ter regras mais claras que ajudem, pois em muitos casos a emancipação retira dos ombros da Administração Municipal, não apenas receita mas também problemas inerentes as regiões.

"Gosto de desafiar aqueles que são contra a emancipação de municípios a me apresentar um único exemplo de distrito que após emancipado não se encontra em situação melhor que antes, pois o crescimento é natural e independe da vontade política, ela vem do esforço dos cidadãos dos brasileiros, pois estes conhecem a realidade do interior e não os que ficam em gabinetes e ar condicionado", frisou Riva.

Jaime Campos se diz favorável a emancipação ser uma política da Assembléia, dos deputados que estão mais próximos dos problemas e das reivindicações populares, mas cobrou regras mais duras para evitar que políticos utilizem deste atributo para se promoverem. "Temos que emancipar, mas de forma responsável para que ninguém tenha prejuízo. O crescimento de Mato Grosso tem que ser bom por inteiro e não apenas para determinadas parcelas", frisou ele defendendo também outras políticas desenvolvimentistas como da ZPE para garantir a participação de regiões que hoje estão abandonadas por falta de incentivos.





pressão sobre emancipação poderá ir para o judicial


FÓRUM S/EMANCIPAÇÃO DISTRITOS 15/08/2011
De: Fernando D´Emídio.
Cidade: Distrito Stela Dubois, Jabaquara. Estado: BA. País: Brasil
Para: Fórum de emancipação de distritos.

Caro Egydio,
Acompanho as informações sobre emancipações e soube do encontro nacional que ocorreu no ultimo 16 de junho, se o srº tiver mais informações sobre um novo encontro, favor me informar, pois, queremos participar deste encontro.
No momento sou o presidente da comissão pró emancipação do distrito Stela Dubois e já estamos formando uma nova comissão, queremos reforçar este movimento para que o nosso sonho possa se tornar realidade.



Caro Fernando,
Conforme publica A Gazeta Digital de Brasília, nesse encontro foi aprovado que os emancipalistas concentrarão as ações em duas frentes, política e judicial, para garantia do direito dos Estados de legislar sobre a emancipação dos municípios.
Inclusive se ingressará com mandado de injunção junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) com objetivo de obrigar o Congresso Nacional a se manifestar sobre o assunto. Paralelamente, deverá ser apresentada nova Proposta de Emenda Constitucional (PEC) no Congresso, apoiada por 15 unidades federativas, incluindo os 9 estados da Amazônia Legal.
Como se sabe a falta de regulamentação da Emenda Constitucional nº 15, de 1996 gera obstáculos.
Segundo o jornal digital, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, deputado José Riva (PP), disse que o "Congresso vive um estado de paralisia e que a saída é buscar a via judicial".
Espero que esse movimento aumente, para que a emancipação de distritos não continue "engessada". Sabemos que muitos distritos são abandonados pelos respectivos municípios sedes e isto impede seu crescimento natural e a melhoria da qualidade de vida de suas populações. Abs. e grato pela participação. Egydio Coelho da Silva

Ricardo Leal filia-se ao pt com o apoio nacional do partido

no último domingo 28/08 na quadra do taylor egídio em jaguaquara, mais de duas mil pessoas estiveram presentes no evento e com muita animação, apoiaram a filiação de Lealdade ao pt.

Estavam presentes prefeitos da região além dos deputados marcelo nilo presidente da assembléia, Bira coroa, deputado federal Rui Costa, vereadores Nildo piropo e Curinga.


Lideranças do entroncamento, da zona Rural, pastores e muitos seguidores de Lealdade e do pt,
no evento o deputado Marcelo Nilo falou com muito entusiasmo da pré candidatura de Ricardo à prefeitura em 2012, deu seu apoio e disse estar presente para ajuda-lo no que for nescessário.


O deputado federal Rui Costa falou sobre a força do pt no brasil, e disse que vai se enpenhar para ajudar Lealdade nas eleições 2012, inclusive se comprometendo se possível à trazer Jacques Wagner e Lula para o palanque de Ricardo durante as eleições.


em entrevista ao entroncamento em foco, não perdi à oportunidade de perguntar o que pensa Rui sobre emancipação de distritos.

em resposta nos disse que o assunto realmente esta em discussão, mas que não pode mais serem emancipados distritos que tenham 4.000 ou 5.000 habitantes, o que não é o nosso caso, inclusive me disse que vai estar acompanhando o assunto e vai nos ajudar no que for preciso.

Em conversa com Ricardo Lealdade sobre o assunto, disse-me ser favoravel e o que precisarmos se colocou à disposição, falei sobre o 2º encontro nacional em brasília e mais uma vez se disponibilizou a nos ajudar.







O presidente da assembleia marcelo nilo, falou sobre emancipações e usou as seguintes palavras:

assim que o congresso aprovar a lei, emancipo o entroncamento!

em 2007 inclusive estive com marcelo nilo na assembléia onde mais uma vez protocolamos nosso pedido de emancipação.







Roberto Brito e Marcio Lima foram os locutores do evento e deram um show à parte




O melhor conteúdo com a facilidade de estar buscando uma diversificação de assuntos relacionados com agricultura,informações sobre eventos ,bandas,emancipação de distritos,além de contar com um dos melhores locutores e jornalistas da região,levando as mais recentes novidades até voçê,sem contar com essa mistura radical