Páginas

sábado, 13 de fevereiro de 2010

é travada a luta emancipacionista no Brasil


A Procuradoria da República vai decidir se propõe a Ação Direta de Inconstitucionalidade da Lei das emancipações

A Comissão de Triagem, Elaboração de Projetos e Criação de Novos Municípios na Assembleia Legislativa informou, ontem, que a Casa já recebeu 19 pedidos de emancipações de distritos. Somente ontem, representantes de seis distritos apresentaram suas documentações na esperança de se emanciparem. O assunto foi levado à tribuna da Casa pelo deputado Osmar Baquit (PSDB).

Baquit ressaltou a luta do presidente da Casa, deputado Domingos Filho (PMDB), para que os Estado pudesse tratar da criação de novos municípios. O peemedebista conseguiu no ano passado aprovar na Assembleia a lei que permitiu a emancipação de distritos no Estado.

Baquit pondera que desde o início da discussão das emancipações os deputados tinham noção de que a criação de novos municípios deveria ser baseada em critérios rígidos, e não apenas para atender a vontade de alguns ou deixar os municípios de "pires na mão".

O parlamentar citou vários distritos que atualmente possuem condições para serem elevados ao patamar de Município, sem gerar, qualquer prejuízo para a população. Mas para isso, Baquit deixa claro que há um longo caminho a percorrer antes da emancipação se efetivar.

"Os distritos terão direito de se emanciparem se atenderem as exigências que devem ser atendidas. Temos que testar se a documentação está correta, depois, se estiver correta, faz o plebiscito, de preferência no dia da eleição municipal. É uma batalha, uma luta", ressalta.

Diferente dos argumentos daqueles que são contra emancipação de distritos, de que isso é distribuir a pobreza, Baquit acredita que a emancipação ajuda a repartir as verbas e a gerar desenvolvimento naquelas áreas muitas vezes esquecida pelo município mãe, pois pontua que a concentração de verbas começa no Governo Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O melhor conteúdo com a facilidade de estar buscando uma diversificação de assuntos relacionados com agricultura,informações sobre eventos ,bandas,emancipação de distritos,além de contar com um dos melhores locutores e jornalistas da região,levando as mais recentes novidades até voçê,sem contar com essa mistura radical