Páginas

terça-feira, 18 de maio de 2010

Ministério público remarca as eleições para mojuí dos campos/Pa

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará cancelou, nesta quinta-feira (11), por quatro votos a um, as eleições que aconteceriam no município de Mojuí dos Campos, no dia 28 de março. O município foi criado após desligamento de Santarém, no oeste do Estado.


A decisão foi julgada em plenário de acordo com a proposição do Ministério Público Federal, que achou improcedente que as eleições para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores fossem realizadas fora do período eleitoral.


Um dos argumentos do Ministério Público é que está previsto na constituição que todas as eleiçoes brasileiras devem acontecer no mesmo período em todo o território nacional.


A nova data é o dia 1º de outubro de 2012, quando o Brasil inteiro também vai escolher novos prefeitos e vereadores.


Criação - O município de Mojuí dos Campos foi criado em 13 de outubro de 2009 após ter sido desmembrado de Santarém, no oeste do Pará. O município tem mais de 30 mil habitantes, distribuídos em pouco mais de 56 mil quilômetros quadrados e teve sua criação aprovada pela Lei Estadual nº 6.268/1999.


O TRE-PA emitiu as resoluções nº 2.503 e 2.519, que determinavam a realização de consulta plebiscitária com a população diretamente interessada, sobre o desmembramento da Vila Mojuí dos Campos do município de Santarém/Pará.


Nos dois plebiscitos, em 1995 e 1999, mais de 84% da população de Mojuí e de Santarém votou a favor da emancipação. Mas só em agosto de 2009 o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) homologou os referendos, autorizando assim a realização das eleições.


Redação Portal ORM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O melhor conteúdo com a facilidade de estar buscando uma diversificação de assuntos relacionados com agricultura,informações sobre eventos ,bandas,emancipação de distritos,além de contar com um dos melhores locutores e jornalistas da região,levando as mais recentes novidades até voçê,sem contar com essa mistura radical