Páginas

sábado, 9 de janeiro de 2010

luta emancipacionista começa a ganhar forças

MOVIMENTO EMANCIPACIONISTA INVADE O SUDOESTE

Distritos que arrecadam mais que a sede lutam pela emancipação

O movimento emancipacionista voltou a ganhar força em Ibitira, distrito de Rio do Antônio (713 km de Salvador); em Cascavel, distrito de Ibicoara (492 km) e em Sussuarana, pertencente a Tanhaçu (471 km). Todos, sem exceção, possuem particularidades que servem como argumento: seja auto-suficiência na arrecadação, qualidade de vida ou mais moradores que a sede.

É o caso, por exemplo, de Ibitira, que luta pela emancipação há mais de 20 anos. O sonho agora volta amparado pela discussão reaberta na Assembléia Legislativa com a tramitação de projetos para a criação de 112 novos municípios. Cortado pela rodovia BR-030, entre Brumado e Caetité, o distrito é auto-suficiente.

Tem cerca de 8 mil habitantes, contra pouco mais de 5 mil da sede e uma economia embalada por mercearias, restaurantes, lojas, farmácias, lanchonetes, posto de combustível e agência bancária.

Água encanada, energia elétrica, telefone, esgoto e qualidade de vida - oito vezes maior que a sede - acrescentam as vantagens do lugar. “A gente está cansado de sustentar Rio do Antônio e receber pouca coisa em troca”, dispara o estudante Reinaldo Borges, lembrando que os moradores já tentaram a emancipação cinco vezes.

A luta histórica de Ibitira pouco difere da Itapetinga, a 592 km de Salvador. Nos idos de 1950 o lugar ainda pertencia a Itambé, apesar de a sede ser menor.

Um movimento emancipacionista, aprovado pelo então governador Régis Pacheco, desmembrou Itapetinga, em 1952. Atualmente Itapetinga é um dos municípios que mais crescem no Estado, graças à chegada de indústrias de transformação e liderança na agropecuária do Norte e Nordeste.

Todos os dias surgem novos argumentos para fazer valer o esforço de, um dia, ver Ibitira constar no mapa da Bahia como o 418º município. O que falta na sede, por exemplo, é realidade no distrito. “Nós aqui temos como escolas, transporte e lazer”, lista Luciano Moreira.

Ele é um dos que lutam pela emancipação do lugar, mas diz que “isso é um sonho difícil, pra não dizer impossível, pois a política não aceita Ibitira livre”. De fato, todos os movimentos semelhantes foram sufocados pelos antigos gestores, sob alegação de perda de receita e conseqüente inviabilização de Rio do Antônio, a 29 km do distrito.

Com a situação agravada pela seca – que avança sertão adentro, o município de Rio do Antônio, emancipado há 45 anos, tem encontrado sustentáculo financeiro em Ibitira com a arrecadação do IPVA, ICMS, ISS e FPM. Atualmente o município de Rio do Antônio ocupa a posição 297, dentre os 417 municípios baianos.

O volume de recurso mantém Rio do Antônio à frente de outros municípios na região Sudoeste, como Maiquinique, Jussiape, Contendas do Sincorá, Ibiassucê, Maetinga, Malhada de Pedras, Belo Campo e Botuporã.
 O distrito Stela camâra Dubois, em Jaguaquara com aproximadamente 18.000 habitantes foi o propulsor
de um dos maiores movimentos pró emancipação do Brasil quando em 2007 conseguiu mobilizar cerca de 10.000 pessoas as ruas paralisando a br 116 no trecho entre jequié e km 100, com a presença inclusive da tv sudoeste que registrou o movimento. os principais líderes na época o srº Fernando D`Emidio e o srº Marcio Lima, estiveram na assembléia juntamente com uma comissão de 14 pessoas solicitando mais uma vez o pedido de emancipação. Infelizmente no Brasil os acontecimentos mostram que os Distritos que atropelaram as leis conseguiram sua liberdade, enquanto aqueles que querem andar nos trilhos ficaram para trás.

O distrito de Sussuarana, com mais de 15 mil habitantes, também quer ser transformado em cidade. A campanha foi lançada há anos pelos moradores que, apesar de ter uma população superior à de muitos municípios baianos, continua incorporado a Tanhaçu.

Um dos que lutam pela emancipação de Sussuarana é Sinvaldo Alves Pereira, que alega, dentre outras coisas, a falta de infra-estrutura na localidade. “Nosso distrito é bem administrado, mas o povo sente falta de conquistas sociais, como um médico residente, um colégio maior, uma agência bancário e uma dos correios, em vez de postos apenas”.

A luta não é recente. Coincide com a promulgação da Constituição Federal de 1988. Para tentar convencer os deputados, os moradores até elaboram um documento informando que Sussuarana conseguiu eleger, seguidamente, cinco prefeitos e cinco vereadores - dos 11 que compõem o Legislativo de Tanhaçu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O melhor conteúdo com a facilidade de estar buscando uma diversificação de assuntos relacionados com agricultura,informações sobre eventos ,bandas,emancipação de distritos,além de contar com um dos melhores locutores e jornalistas da região,levando as mais recentes novidades até voçê,sem contar com essa mistura radical