Páginas

sábado, 16 de janeiro de 2010

Rondonia vai emancipar em 2010 Distritos da regiao da ponta do abunã

TRE envia projeto à ALE para emancipar Ponta do Abunã



O desembargador Rowilson Teixeira, falando como cidadão e não como magistrado ou membro do TRE, disse ser favorável à emancipação da Ponta do Abunã.

O desembargador Rowilson, Bosco da Federal e moradores da Ponta do Abunã olham o mapa da região

O secretário estadual adjunto de Justiça, João Bosco Costa, conhecido como Bosco da Federal, se reuniu-se na tarde dessa terça-feira com o presidente em exercício do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, desembargador Rowilson Teixeira. Na pauta a emancipação de Ponta do Abunã, que deverá ser decidida em um plebiscito marcado pelo Judiciário para dia 28 de fevereiro próximo. Emancipar significa reunir os quatro distritos da Ponta do Abunã (Extrema, Vista Alegre, Fortaleza do Abunã e Nova Califórnia) e transformar no 53º município de Rondõnia.

Bosco vem auxiliando os moradores que lutam pela emancipação do distrito, entre eles Zé Gaúcho (José Hermeto Mazurkewicz), Carlinhos Sonhador (Carlos da Paz Cardoso) , de Vista Alegre do Abunã, e Porfírio Bento Sobrinho. Eles formam uma comissão suprapartidária formada para visitar as autoridades no sentido de sensibilizá-las para viabilizarem o plebiscito.

Além desse grupo, existem outros atuando com o mesmo propósito, a exemplo do Movimento Pró-Emancipação formado por pessoas como a agricultora Mara da Costa, que reside na região há 25 anos; ou Aparecido Bispo, servidor público municipal, morador desde 1992; ou ainda Valdemar Ferreira Cardoso, agricultor, 27 anos de Ponta do Abunã; e também a agricultora Idalina Silva da Rocha, 18 anos na região; e o servidor municipal José Ilso Belizário Santos, que mora há 25 anos em Extrema. O movimento tem contado com o apoio do deputado estadual Valter Araújo, do PTB.

A reunião foi proveitosa para os interessados na emancipação do distrito, pois o desembargador Rowilson, depois de afirmar ser favorável às ações que tirem as comunidades do isolamento e promovam o desenvolvimento regional, assinou o termo de abertura do projeto (TAP) que está sendo encaminhado nesta quarta-feira (13) para Assembléia Legislativa do Estado para que seja finalmente deflagrado o processo que visa à emancipação da região de ponta do Abunã. Segundo o Desembargador, o total geral de recursos exigidos para o plebiscito é de de R$1.282.752,80 e deve ser coberto pelo convênio que está sendo firmado. “Todas as seções de votação do município de Porto Velho estarão funcionando e o voto é obrigatório aos eleitores”, enfatizou o Presidente em exercício do TRE.

O secretário Bosco se diz favorável ao pleito por diversas razões: “em primeiro lugar não é possível não ficarmos sensíveis a situação do povo que vive isolado, é preciso intervir. Depois a região é promissora e quer se desenvolver”. “As Vilas de Vista Alegre, Nova Califórnia, Fortaleza do Abunã e Extrema têm condições de prosperar e gerar qualidade de vida para pessoas que lá vivem e progresso para o Estado”, disse Bosco da Federal.

Os membros do Movimento pela Emancipação de Ponta do Abunã disseram que ficaram satisfeitos com o andamento do processo e afirmaram que vão continuar seu trabalho de visitar autoridades para que a vitória no plebiscito seja o início de um novo tempo para a região de Ponta do Abunã e para Rondônia. “Há anos venho lutando, juntamente com meus companheiros de estrada, como o Carlinhos sonhador; pois meu amigo: este sonho está prestes a se tornar realidade”, concluiu Zé Gaúcho, um dos apoiadores da emancipação.

Durante o encontro com os moradores da Ponta do Abunã, o próprio desembargador Rowilson Teixeira, falando como cidadão e não como magistrado ou membro do TRE, disse ser favorável à emancipação da Ponta do Abunã.

Um comentário:

  1. bjks para tds os baianos desta cidade tao sofrida q vcs fquem com o nosso senhor jesus cristo. um abraço asss valdirene caetano de souza daqui de sao paulo sp

    ResponderExcluir

O melhor conteúdo com a facilidade de estar buscando uma diversificação de assuntos relacionados com agricultura,informações sobre eventos ,bandas,emancipação de distritos,além de contar com um dos melhores locutores e jornalistas da região,levando as mais recentes novidades até voçê,sem contar com essa mistura radical