Páginas

terça-feira, 19 de julho de 2011

emancipação de distritos é assunto em todo brasil

Jacobina: Vereadores debatem emancipação na Assembleia Legislativa PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 06 Junho 2011 05:47

Os vereadores Clériston Alves, Noelson Oliveira, Gildo Mota e Antônio Batista, estiveram reunidos com parlamentares na Assembleia Legislativa da Bahia, para discutir e elaborar um projeto de lei que define os critérios para emancipações dos distritos, que almejam se transformar em municípios autônomos. O movimento ganha força em diversos estados do Nordeste, que também pleiteiam suas emancipações, que voltaria a ser da alçada das assembleias legislativas.

Aqui na Bahia, após intensa negociação entre o departamento jurídico e representantes desses distritos, foi elaborado um Projeto de Lei, que será apresentado pelo deputado estadual, Adolfo Viana (PSDB). Os deputados Roberto Carlos (PDT), Luciano Simões (PMDB) e o vice- presidente da assembleia, Leur Lomanto Junior (PMDB) também abraçaram a causa e comprometera-se a assinar o projeto.

“Estamos lutando pela vontade popular e esse é um passo importante; o próximo passo será pressionar nossos deputados em Brasília para que votem a favor do projeto e devolvam o poder de decisão sobre as emancipações aos estados. Com certeza mobilizaremos diversas lideranças nas comunidades que anseiam pela emancipação e juntos lutaremos para consegui-las”. afirma o vereador Clériston Alves, presidente da Câmara de Jacobina.

Para o presidente da Assembleia legislativa da Bahia, deputado Marcelo Nilo, que recebeu em seu gabinete os edis jacobinenses, a matéria voltará para os estados e que desta forma as Assembleias terão novamente o direito de votar a criação de novos municípios. Nilo afirmou ainda que há 16 anos a Bahia não debate a emancipação de distritos, um direito que foi tirado das assembleias estaduais. “Se devolverem a prerrogativa às Assembleias Legislativas, sem dúvida nenhuma, iremos dar celeridade a esses processos”.

Dessa reunião foi criada a Comissão Provisória Baiana do Movimento das Emancipações (CPBME), onde os vereadores Cleriston Alves, Noelson Oliveira, Gildo Mota e Antônio Batista, fazem parte. A CPBME terá um papel fundamental na articulação política em Brasília, no dia 16 de junho, data em que a matéria será votada na Câmara Federal.

Coment⳩os

0 #2 Paulo Sergio 2011-06-19 21:25
Parabens a todos emancipalista da Bahia, pois nosso encontro Nacinal do Mov. Emancipa Brasil foi muito bom.
Abracos
Paulo Sergio - FAEC Fed. das Assoc. Eman. do Ce - Coord. de Mark.
85 9982 1185

Um comentário:

  1. Esta questão de emancipação de distritos é mais um retrato da ausência de autonomia dos Estados em legislar no interesse do povo. A procissão de mendigos do direito
    é conveniente a político pois torna-se mais
    fácil fazer politiquice e/ou politicalha,
    aumentando-se os currais eleitoreiro.

    ResponderExcluir

O melhor conteúdo com a facilidade de estar buscando uma diversificação de assuntos relacionados com agricultura,informações sobre eventos ,bandas,emancipação de distritos,além de contar com um dos melhores locutores e jornalistas da região,levando as mais recentes novidades até voçê,sem contar com essa mistura radical