Páginas

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Pesquisa para Presidente aponta Serra como favorito

 




Eleições2010 -  17/08/2009

Serra mantém liderança na disputa pela presidência


Sem Ciro, e contra Aécio, Dilma ganha oito pontos e divide o primeiro lugar

Pesquisa realizada pelo Datafolha entre os dias 11 e 13 de agosto mostra que o governador do Estado de São Paulo, José Serra, do PSDB, continua como favorito à sucessão do presidente Lula. Serra lidera todos os cenários nos quais seu nome é incluído, com taxas que variam de 32% a 44%. O levantamento também mostra que a preferência pela ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, aumentou nos cenários em que o nome de Ciro Gomes, do PSB, não é incluído - a ministra chegou a ganhar oito pontos percentuais em um deles. A senadora Marina Silva, que foi convidada a trocar o PT pelo PV, para concorrer à Presidência, atinge 3% das intenções de voto nos dois cenários nos quais dos quais participa.

O Datafolha ouviu 4.100 pessoas com 16 anos ou mais, entre os dias 11 e 13 de agosto de 2009. A margem de erro máxima, para o total de entrevistados, é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

No principal cenário apresentado aos entrevistados, o percentual de intenção de voto em José Serra oscilou, dentro da margem de erro, de 38% no final de maio para 37% hoje. A taxa dos que votariam em Dilma Rousseff se manteve em 16%. A ministra empata com Ciro Gomes (PSB), que repete os 15% obtidos no levantamento anterior. A taxa de intenção de voto em Heloísa Helena oscilou dois pontos para cima, passando de 10% para 12%, e, assim, ela empata com Ciro. A provável candidata do PSOL também empata com Dilma. No entanto, esse empate se dá no limite da margem de erro: Heloisa pode ter entre 10% e 14%, enquanto a taxa de intenção de voto em Dilma pode ser de 14% a 18%. Ou seja, o máximo percentual obtido pela possível candidata do PSOL equivale ao mínimo obtido pela ministra. Por isso, é mais provável que a petista esteja à frente. Empates no limite da margem de erro se repetem em todos os cenários, seja na disputa pela liderança, seja na briga pelas demais posições.

O segundo cenário apresentado aos entrevistados considera a hipótese de que Aécio Neves seja o candidato do PSDB à Presidência. Nesse caso, Ciro Gomes oscilou de 24% em maio para 23% hoje. Dilma se manteve com 19%. Tais percentuais mostram novo empate no limite da margem de erro, com maior possibilidade de Ciro estar em primeiro lugar. Heloisa Helena oscilou de 15% para 17% e Aécio Neves passou de 14% para 16%.

Em um cenário que lista apenas os nomes de José Serra, Heloisa Helena e Dilma Rousseff, realizado pela última vez em março, ocorreram variações acima da margem de erro. Serra continua em primeiro lugar, mas passou de 47% para 44% das intenções de voto. Dilma Rousseff ganhou seis pontos: subiu de 13% para 19% das preferências. Heloisa Helena mantém os 15% obtidos no último levantamento.

Dilma Rousseff também ganhou pontos em outro cenário com apenas três candidatos, e também realizado em março, no qual Aécio Neves é apresentado como candidato do PSDB. Nesse cenário, também sem a inclusão do nome de Ciro Gomes, a ministra da Casa Civil ganhou oito pontos, passando de 16% para 24%, percentual idêntico ao obtido por Heloisa Helena, que, no levantamento anterior, atingia 26%. Nesse cenário, Aécio Neves oscilou de 22% para 20%. Os três possíveis candidatos, no entanto, atingem taxas inferiores ao percentual dos entrevistados sem candidato: diante desses nomes, 21% dizem que votariam em branco ou anulariam o voto e 11% não saberiam em quem votar.

Quando se considera uma hipótese de disputa que inclui os nomes de José Serra e Aécio Neves – nesse caso, um dos dois teria de mudar de partido – verifica-se que o governador paulista continua liderando, embora tenha perdido três pontos em relação à pesquisa realizada em maio: passou de 35% para 32% das intenções de voto. Dilma Rousseff oscilou de 14% em maio para 16% hoje. Ciro Gomes repete os 14% obtidos nas quatro pesquisas anteriores que incluíram este cenário. Heloisa Helena oscilou de 10% para 12% e a preferência por Aécio Neves variou de 9% para 10%.

Foram incluídos dois cenários com o nome de Marina Silva como provável candidata do PV, alternando-se os nomes de José Serra e Aécio Neves como possíveis candidatos do PSDB.

Serra, mais uma vez, fica em primeiro lugar, com 36% das intenções de voto. A vaga por um lugar no segundo turno contra o tucano é disputada por Ciro Gomes (17%), Dilma Rousseff (14%) e Heloisa Helena (12%). Marina atinge 3%.

Ao contrário de seu colega paulista, Aécio Neves, com 15%, não chega a disputar a liderança. Ciro Gomes atinge 21%, Dilma Rousseff fica com 19% e Heloisa Helena obtém 17% das preferências.

Levando-se em consideração a intenção de voto espontânea dos brasileiros, o presidente Lula, que não pode concorrer à reeleição, lidera com folga: 27% dizem, antes da apresentação dos cartões circulares com os nomes dos possíveis candidatos, que gostariam de vê-lo reeleito. José Serra é citado de maneira espontânea por 6%, Dilma Rousseff é mencionada por 3% e Aécio Neves obtém 2% de menções espontâneas. Ciro Gomes, Geraldo Alckmin e Heloísa Helena atingem 1% de menções espontâneas, cada. Quase metade (47%) não sabe dizer, de maneira espontânea, em quem gostaria de votar para presidente em 2010.

O apoio do presidente Lula a um candidato a presidente nas eleições do ano que vem poderia levar 42% dos brasileiros a votar nesse candidato. Essa taxa é praticamente idêntica à dos que se dizem indiferentes ao apoio do petista (40%). Apenas 14% afirmam que rejeitariam um candidato que tivesse o aval de Lula.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O melhor conteúdo com a facilidade de estar buscando uma diversificação de assuntos relacionados com agricultura,informações sobre eventos ,bandas,emancipação de distritos,além de contar com um dos melhores locutores e jornalistas da região,levando as mais recentes novidades até voçê,sem contar com essa mistura radical